fbpx
Método RTA

Método ReequilíbrioToracoabdominal

O método Reequilíbrio Toracoabdominal – RTA é uma abordagem da fisioterapia que avalia e trata o sistema respiratório de maneira integral em todas as idades – bebês, crianças e adultos

O Método

O que quer dizer olhar para o sistema respiratório de forma integral?

Quer dizer olhar para os pulmões e para o sistema muscular que move a respiração. Assim como os músculos de nossas pernas e quadris nos permitem andar, muitos músculos localizados na caixa torácica e no abdômen contraem e relaxam para colocar ar para dentro e para fora dos pulmões.

Esse sistema muscular respiratório executa outras tarefas que são essenciais para o desenvolvimento das atividades de nosso dia a dia. O sistema muscular respiratório também é responsável pela postura do tronco, que envolve as regiões da coluna vertebral, do tórax, do abdome e da pelve. Além da respiração e da postura, esses músculos executam vários movimentos do tronco, do braço e até mesmo auxiliam movimentos das pernas. Os músculos respiratórios têm várias funções e precisamos deles para levar o alimento à boca, para virar a cabeça para melhorar nosso campo de visão, para brincar, correr, praticar esportes, trabalhar e fazer tudo que esteja relacionado ao movimento e a manutenção da postura, além é claro, de respirar. E tudo isto é feito ao mesmo tempo!! Indivíduos saudáveis exercem estas atividades combinadas sem esforço, mas os que apresentam disfunções respiratórias e ou da postura e ou do movimento têm muita dificuldade em coordenar tantas tarefas.

Imagem apresenta uma manobra de RTA, focando nas mãos da Mariângela nas costas de uma paciente.

Por isto o método RTA avalia e trata os pacientes considerando o funcionamento global do corpo, considerando o que acontece dentro dos pulmões e o que acontece com os músculos respiratórios, com a postura e com o movimento. Especial atenção é dada à alimentação e ao sono e seus possíveis distúrbios.

O que acontece com o corpo quando ele fica doente da respiração? Os músculos começam a trabalhar em esforço. Ao invés de ser um movimento tranquilo, a respiração começa a chamar atenção, os movimentos ficam limitados e a postura do corpo tende a ficar mais desmontada. O esforço respiratório faz parte da doença e deve ser imediatamente tratado porque esforço gera mais esforço. Assim como os médicos prescrevem remédios, os fisioterapeutas que praticam RTA tratam esse desconforto respiratório de forma gentil, sincronizando e coordenando a respiração e por consequência, removendo o acúmulo de secreções. A gentileza é uma característica importante no tratamento porque o paciente já está cansado e todo o objetivo é fazer com que ele fique equilibrado e mais tranquilo.

O esforço para respirar pode variar muito e em situações graves, os pacientes podem precisar de ventilação mecânica com máscara ou até mesmo intubados. Nessas situações o método RTA também pode ser realizado com muito sucesso e pessoas nessas condições merecem ainda mais gentileza e compaixão durante o tratamento porque seu sofrimento é intenso.

O tratamento não se restringe a pacientes hospitalizados e pode ser realizado nos domicílios, consultórios e ambulatórios. Quando o paciente vai evoluindo e ficando menos grave da respiração, os movimentos corporais são coordenados com a respiração gerando pequeno gasto de energia. No tratamento com o método RTA o movimento é introduzido de forma gradativa para não gerar mais esforço respiratório.

Assim, é possível integrar respiração, postura e movimento para que a pessoa, de qualquer idade realize seus desejos. Seja o desejo de mamar sem esforço, de brincar, de correr, de trabalhar, caminhar, pintar, tocar um instrumento, praticar um esporte ou simplesmente relaxar e aproveitar a vida

Próxima Página: Apresentação